Sub-rogação é um termo que descreve o direito de retenção pela maioria das garantias de tratar legalmente um terceiro que causou uma perda de seguro a um segurado. Isso permite que a segurança recupere o valor da reivindicação que pagou ao seguro pela perda.

Principais extensões

  • Sub-rogação é um termo que descreve um direito legal detido pela maioria das seguranças de processar legalmente um terceiro que envolveu uma perda de seguro ao segurado.
  • Na maioria dos casos de sub-rogação, a proteção de um indivíduo paga a indenização do cliente diretamente e depois busca o reembolso da segurança da outra parte.
  • A sub-rogação é mais comum em apólices de seguro de automóveis, mas também ocorre em reivindicações de apólices de propriedade/acidentes e assistência médica.
  • A sub-rogação permite que a segurança da parte culpada reembolse a segurança da vítima.
  • A transportadora do segurado reembolsará o segurado, juntamente com quaisquer franquias pagas pelo segurado.

YouTube video player

Fonte de reprodução: Youtube Almaany Corretora de Seguros

Compreendendo a sub-rogação

A sub-rogação se refere ao ato de uma pessoa ou parte se posicionar no lugar de outra pessoa ou parte. Ela efetivamente define os direitos de segurança antes e depois do pagamento, conforme reivindicações feitas contra uma apólice. Além disso, ela torna o processo de obtenção de um acordo sob uma apólice de seguro mais fácil.

Quando uma segurança persegue um terceiro por danos, diz-se que ela “se coloca no lugar do seguro”. Assim, a segurança terá os mesmos direitos e posição legal que o segurado ao buscar indenização por perdas. Se a parte segurada não tiver posição legal para processar o terceiro, a segurança também não poderá entrar com uma ação judicial como resultado.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Como funciona a sub-rogação

Na maioria dos casos, a segurança de um indivíduo paga a reclamação de perdas de seu cliente diretamente e, em seguida, busca o reembolso de outra parte ou de sua segurança. Em tais casos, o seguro normalmente recebe o pagamento imediato. Então, a seguradora pode buscar uma reivindicação de sub-rogação contra a parte culpada pela perda.

As apólices de seguro podem conter linguagem que autorize uma segurança, uma vez que as perdas são pagas em reivindicações, a buscar recuperação de fundos de um terceiro se esse terceiro ferido a perda. O segurado não tem o direito de registrar uma permissão com a segurança para receber a cobertura descrita na apólice de seguro ou buscar danos de terceiros que tenham envolvido as perdas.

A sub-rogação permite que as vítimas de acidentes recebam pagamentos de indenização mais rapidamente após uma perda.

A sub-rogação (às vezes abreviada para “subro”) no setor de seguros, especialmente entre apólices de seguro de automóveis , ocorre quando a seguradora assume o ônus financeiro do segurado como resultado de um pagamento por lesão ou acidente e busca o reembolso da parte culpada. O processo de sub-rogação pode levar semanas, meses ou até anos para ser concluído, dependendo da complexidade do caso, regulamentações estaduais e outros fatores.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Exemplo de Sub-rogação

Um exemplo de sub-rogação é quando o carro de um motorista segurado é destruído por culpa de outro motorista. A segurança reembolsa o motorista coberto sob os termos da polícia e então move uma ação legal contra o motorista culpado. Se a garantia for bem sucedida, ela deverá dividir o valor recuperado após as despesas proporcionalmente com o segurado para reembolsar qualquer franquia paga pelo segurado.

A sub-rogação não é apenas relegada às seguros de automóveis e aos seus segurados. A sub-rogação também ocorre no setor de assistência médica. Se, por exemplo, um seguro de saúde para ferido em um acidente e a segurança pagar US$ 20.000 para cobrir as contas médicas, essa mesma empresa de seguro saúde tem permissão para cobrar US$ 20.000 da parte culpada para reconciliar o pagamento.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Processo de Sub-rogação do Segurado

Felizmente para os segurados, o processo de sub-rogação é extremamente passivo para a vítima de um acidente quando outra parte é culpada. O processo de sub-rogação tem como objetivo proteger as partes seguradas; as garantias das duas partes envolvidas trabalham extensamente nos bastidores para mediar e chegar a um acordo sobre o pagamento.

Os segurados são simplesmente cobertos por sua segurança e podem agir de acordo. A parte segurada se beneficia porque a parte culpada deve fazer um pagamento durante a sub-rogação à segurança, o que ajuda a manter as taxas de seguro do segurado baixas.

As garantias fazem a maior parte do trabalho durante a sub-rogação, liberando o seguro da necessidade de participação no processo.

No caso de qualquer acidente, continua sendo importante manter a comunicação com a segurança. -se de que todos os acidentes de segurança sejam relatados à segurança em tempo hábil e informe a segurança se deve haver algum acordo ou ação legal. Se um acordo ocorrer fora do processo normal de sub-rogação entre as duas partes em um tribunal, geralmente é legalmente impossível para a segurança buscar uma sub-rogação contra a parte culpada. Isso se deve ao fato de que a maioria dos acordos inclui uma renúncia de sub-rogação.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Benefícios da Sub-rogação

Em seguros, a sub-rogação permite que sua seguradora recupere os custos associados a uma reclamação, como contas médicas, custos de reparos e sua franquia, da segurança da parte culpada (assumindo que você não foi o seguro). Isso significa que tanto você quanto sua segurança podem recuperar os custos de danos ou prejuízos causados ​​por outra pessoa.

Isso também significa melhores índices de sinistralidade , lucros e receita de subscrição para a segurança, além de maior satisfação e proteção do cliente.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Renúncias de Sub-rogação

Uma renúncia de sub-rogação é uma disposição contratual em que uma renúncia segurada ao direito de sua garantia de busca de bens ou compensação por perdas de um terceiro negligente. Normalmente, as seguradoras cobram uma taxa adicional por esse endosso especial de polícia . Muitos contratos de construção e locação incluem uma cláusula de renúncia de sub-rogação .

Tais disposições impedem que a segurança de uma parte prossiga com uma reclamação contra a outra parte contratual em uma tentativa de recuperação do dinheiro pago pela segurança ao segurado ou a um terceiro para resolver uma reivindicação coberta. Em outras palavras, se a sub-rogação for dispensada, a segurança não pode “entrar no lugar do cliente” uma vez que uma reivindicação tenha sido resolvida e processar a outra parte para recuperar suas perdas. Assim, se a sub-rogação for dispensada, a segurança fica exposta a um risco maior.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Qual é a definição legal de sub-rogação?

A sub-rogação, no contexto legal, refere-se a quando uma parte assume os direitos legais de outra, especialmente modificando um credor por outro. A sub-rogação também pode ocorrer quando uma parte assume o direito de outra de processar.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

A sub-rogação afeta à vítima segurada?

O processo de sub-rogação, que visa proteger as partes seguradas, é uma experiência passiva para a vítima segurada de um acidente quando outra parte segurada é culpada. As garantias das duas partes envolvidas trabalham para mediar e chegar legalmente a uma conclusão sobre o pagamento. O seguro é beneficiado quando a parte culpada faz o pagamento durante a sub-rogação à segurança, o que ajuda a manter as taxas de seguro do seguro baixo.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

O que é uma renúncia de sub-rogação?

Uma renúncia de sub-rogação é uma disposição contratual em que uma parte segurada renúncia ao direito de sua segurança de buscar peças ou indenização por perdas de um terceiro negligente. Normalmente, as seguradoras cobram uma taxa adicional por esse endosso, pois a renúncia expõe a segurança a um risco maior.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

Como ocorre a sub-rogação relativa aos pagamentos de reivindicações?

A sub-rogação permite que a seguradora da vítima do acidente pague as declarações imediatamente ao seu cliente, permite que o segurado receba os pagamentos mais rapidamente. Sua segurança então busca recuperar esse valor da parte culpada ou de sua segurança.

Sub-rogação em seguros: o que é e por que é importante

A linha de fundo

A sub-rogação permite que as seguradoras busquem legalmente reivindicações de um terceiro que causou uma perda de seguro a um de seus segurados. Isso permite que a seguradora pague os arquivos de reivindicações de suas seguros mais cedo e, em seguida, recupere o valor da reclamação das partes que são culpadas pela perda. A sub-rogação permite que o seguro receba os pagamentos mais cedo e ajude a manter seus prêmios baixos.

Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2024/06/03/melhores-empresas-de-protecao-veicular-2024/