As garantias de carro funcionam como promessas do fabricante do carro em relação à confiabilidade de seus componentes. Esta garantia, como o tipo que você obtém para aparelhos elétricos, garante que qualquer problema (coberto pelos termos e condições da garantia) seja resolvido pelo fabricante sem que você tenha que incorrer em despesas. A diferença entre o seguro de carro de terceiros ou o seguro abrangente é que o fabricante do carro é responsável pela aplicação de quaisquer problemas, e não há nenhum prêmio que você precisa pagar por isso. No entanto, isso não significa que você possa ignorar a segurança de carro de terceiros. É legalmente obrigatório.
Fonte de reprodução: Youtube Edson Viana
O que é uma garantia de carro
É uma promessa escrita e vinculativa do fabricante do carro que diz que ele cuidará de quaisquer falhas que ocorram em componentes cobertos pela garantia, durante o período especificado de cobertura. É altamente ofensivo ler seu documento de garantia para entender o que está incluído na garantia do carro e o que não está.
O que está incluído na garantia do carro
Uma garantia de carro geralmente cobre componentes que afetam diretamente a segurança, a confiabilidade e a capacidade de rodagem. As garantias de carro podem ser oferecidas pelo fabricante, revendedor ou um terceiro (para garantia adicional). Você também tem a opção de comprar uma garantia de carro usado de um revendedor autorizado.
O que uma garantia de carro não cobre, assim como um seguro de carro abrangente, é desgaste normal e danos estéticos. Inclusões:
- – Reparação de qualquer defeito dentro do período especificado
- – Garantia de carro novo com duração até um determinado intervalo ou tempo de condução
- – Manutenção de veículos, por centros de assistência autorizados, onde são utilizadas peças genuínas
- – Assistência em viagem por um período ou intervalo de condução especificado
- – Trem de força, componentes elétricos e acessórios, pintura e danos por corrosão podem ser cobertos dependendo do fabricante e do veículo
Exclusões
- – Desgaste normal
- – Danos acidentais
- – Uso indevido do veículo
- – Modificação do veículo
- – Serviço e manutenção de rotina
Quais são os tipos de garantias de automóveis
1. Garantia de carro novo: Carros novos são cobertos pelo fabricante. Eles geralmente recebem uma garantia de até 5 ou 7 anos, ou 1.00.000 milhas – o que ocorrer primeiro. Algumas marcas também oferecem garantia de quilometragem ilimitada, que pode ser transferível ao novo proprietário caso você venda o veículo.
2. Garantia de carro usado: Vendido por vendedores, é uma garantia para carros usados. Comprar carros usados pode ser um sucesso ou um fracasso para a maioria dos consumidores. É comprar carros recomendados usados de revendedores de renome que também oferecem garantia como um sinal de confiança e qualidade.
3. Garantia avançada: Garantias adicionais podem ser oferecidas por fabricantes, vendedores ou uma entidade terceirizada além da garantia existente. Como o nome sugere, é uma extensão da garantia – seja em termos de tempo ou milhas. Uma garantia prolongada é ideal quando comprada no momento da compra de um carro novo (pois é mais barata) e se você pretende ficar com o carro por esse período prolongado.
Razões para verificações de antecedentes de seguro de automóvel
Fornecer seguro para várias entidades é um negócio lucrativo. No entanto, as seguradoras precisam ter certeza de certas coisas antes de poderem distribuir apólices. Existem alguns controles e equilíbrios em vigor para tais ocorrências. E há algumas boas razões para eles estarem em vigor. Aqui estão algumas das razões pelas quais as seguradoras optam por verificações de antecedentes na Índia.
- Para verificar o cliente: As seguradoras geralmente optam pela verificação de antecedentes para confirmar, o que você diz que é. Uma das principais intenções por trás desse exercício é determinar se a cobertura correta está sendo dada a você ou não. Há mais um benefício em conduzir uma verificação de antecedentes em um cliente potencial. Ajuda as seguradoras a alocar apólices para identificar vítimas de roubo.
- Prevenir a possibilidade de fraude; As próprias companhias de seguros não são imunes a atos de trapaça ou fraude realizados por segurados. É, portanto, responsabilidade da seguradora descobrir todos os detalhes que puder sobre um cliente ou segurado em potencial. E tudo isso deve ser feito antes que eles possam emitir uma apólice. Assim, as companhias de seguros realizam verificações de antecedentes de rotina em clientes em potencial antes de entregar-lhes apólices. Além disso, realizar essas verificações adicionais ajuda a melhorar o atendimento ao cliente para os segurados também.
- Para determinar o valor do prêmio: O valor do prêmio que um segurado deve pagar pode ser diferente do de outro segurado. Depende de uma variedade de fatores, sendo seus registros anteriores um deles. Um cliente em potencial, que tem um histórico de várias reivindicações no passado, pode acabar pagando prêmios mais altos. Isso ocorre porque as seguradoras perceberiam esses clientes como clientes de alto risco. Como eles são mais propensos a reivindicar a apólice, os prêmios de seguro aumentariam de acordo.
- Perfis falsos: Houve alguns casos em que indivíduos criaram perfis falsos apenas para reivindicar uma apólice de seguro de carro. Indivíduos ao fazer uma reivindicação, sem um acidente ou qualquer tipo de lesão ou dano ocorrendo no mundo real. As seguradoras verificam constantemente para garantir que não estão emitindo apólices para nenhum perfil falso. Assim, garantindo que eles emitam apenas para pessoas e perfis reais.
Que tipo de informação as seguradoras procuram
Agora que sabemos por que as seguradoras fazem verificações de antecedentes, o próximo passo seria entender as informações que elas buscam. Aqui está uma lista de todas as informações padrão que uma seguradora geralmente procura.
- Pontuação de crédito: Um dos parâmetros mais importantes que as seguradoras observam é a saúde financeira de um cliente em potencial. Uma boa maneira de avaliar a saúde financeira de um indivíduo é olhar para sua pontuação de crédito. Como a pontuação de crédito rastreia transações financeiras históricas, ela dá uma boa indicação de como eles lidam com suas finanças. Assim, as seguradoras observam as pontuações de crédito fornecidas pelas agências.
- Identidade: Todas as informações pessoais que você fornece à sua seguradora são verificadas. As seguradoras seguem um protocolo semelhante ao das instituições financeiras. Elas aderem às normas KYC para ajudar e identificar indivíduos, de modo a prevenir qualquer tipo de atividade fraudulenta.
- História: As companhias de seguros geralmente não gostam de ser associadas a segurados que têm histórico criminal. Assim, os provedores de seguros olham para os registros passados dos indivíduos e realizam verificações de antecedentes para garantir que não acabem com surpresas.
- Histórico de condução: Ao solicitar uma apólice de seguro de carro, a seguradora geralmente verifica seus registros de direção anteriores. Segue uma lógica semelhante às etapas anteriores. Alguém com um histórico de direção ruim pode acabar pagando um prêmio de seguro um pouco mais alto do que alguém que tem um histórico de direção limpo. Portanto, olhar o histórico de direção e os hábitos de um motorista é feito antes de emitir uma apólice.
- Detalhes do Veículo: Não deveria ser surpresa que as seguradoras olhem para a condição do seu veículo antes de emitir uma apólice. Ela serve para alguns propósitos. Primeiro, permite que as seguradoras façam um balanço do carro e vejam sua condição atual. Segundo, também permite que elas avaliem se o segurado reivindicará a apólice dentro do prazo.
A inspeção visual pode acontecer de diferentes modos. A seguradora pode enviar alguém para inspecionar visualmente seu carro ou pedir que você envie uma gravação de caminhada do seu carro, carregando-a no site deles.
Problemas com reclamações de garantia
Primeiro, vamos entender quem é responsável por corrigir uma falha específica. Leia o documento de garantia com atenção para entender se o revendedor irá resolver o problema ou se você precisar entrar em contato com o fabricante. Ou se for uma garantia de terceiros, entre em contato com a agência para descobrir as próximas etapas. Você provavelmente será encaminhado para um escritório de serviço. Se o período de garantia tiver expirado, o departamento de serviço não é legalmente obrigado a devolver a falha sem cobrar por isso. Se você comprou uma garantia de um revendedor, entre em contato com a concessionária e mantenha a boa vontade para garantir que seu trabalho seja feito. Às vezes, se você mantiver um bom relacionamento com o revendedor, poderá resolver seu problema, mesmo que esteja fora do escopo da garantia, por uma fração do custo.
Dito e feito, é importante ler atentamente o documento de garantia e entender os termos e condições. Assim como o seguro de carro de terceiros ou o seguro de carro abrangente, está nos detalhes do seu documento de garantia. Cada fabricante tem seu próprio conjunto de vantagens, e isso pode mudar no nível veicular, até mesmo nas variantes.
Aviso Legal: As informações acima são apenas para fins ilustrativos. Para mais detalhes, consulte os termos da política e o prospecto antes de concluir as vendas.